HISTÓRIA DA AMCL

Só a arte em todos os sentidos é capaz de unir os povos em prol da paz.

Djalma Pinheiro.

AMCL - ACADEMIA MUNDIAL DE CULTURA E LITERATURA E SUA HISTÓRIA

O vasto novo mundo virtual, proporcionou a chance de se concretizar muitos sonhos e anseios daqueles que vivem para as artes em todas as áreas e assim produzirem verdadeiras obras primas, verdadeiras psicografias de suas almas e viviam a margem de seus pares no mercado artístico e cultural. 

Em meados de 2005 um destes artistas, aos 54 anos que desde os 17 anos já engatinhava na literatura, quando ainda funcionário público da Imprensa Oficial, ao ter a chance de fazer uso da Internet, começou a se interessar timidamente em postar alguns de seus escritos. A princípio, a título de curiosidade, culminando por ter seu próprio site em 2009. Surpreendeu-se ao receber um relatório do provedor do site e constatar que seus escritos estavam sendo vistos e lidos em diversos países. Seguiu estudando o assunto e postando já em diversos grupos e páginas que começaram a surgir a partir do mesmo ano. 

Em 2015 foi convidado a participar da primeira Academia Virtual de Letras (AVL), onde por fazer parte de sua recente fundação fora designado a coordenar a sua legalização, onde trouxe para seu Estatuto quase que tudo do Estatuto da ABL Academia Brasileira de Letras, logicamente adaptada para o campo de atuação virtual, surgindo assim a primeira Academia Virtual de Letras totalmente legalizada. 

No Estatuto introduziu as figuras dos Acadêmicos Honorários, Beneméritos e Estrangeiros, já pensando em ter na Academia artistas do mundo todo, pois a Internet nada mais é do que um mundo que abrange todas as culturas e de fácil acesso e assim juntaria artistas do mundo inteiro. Infelizmente o seu intento não foi à frente. 

Ao sair da AVL foi então solicitado a ele por pessoas amigas que montasse uma outra Academia. Relutou um pouco, mas o sonho de juntar neste vasto mundo virtual artistas de todas as áreas e culturas, anônimos ou não, falou mais alto.

Já com a experiência de sua página que chama carinhosamente de comunidade Papo de Botequim com Poesias & MPB, https://www.facebook.com/Papo-de-Botequim-com-poesias-MPB-478793652292942/ onde recebia informes do Facebook de leitores em diversos países, aceitou a empreitada.

Assim nasceu a AMCL - Academia Mundial de Cultura e Literatura, onde o idealizador imaginou que teria dificuldade para conseguir 21 acadêmicos iniciais quando começou a convidar em fins de agosto de 2016, porém já na segunda semana de convites teve que aumentar para 28, depois 35, e já em sua Assembleia de fundação oficial, em 6 de agosto, teve que admitir ter 50 Acadêmicos.

Hoje tem 120, onde no Estatuto reza que ao completar dois anos de atividades acadêmicas ele passa a ser imortal da AMCL, ou seja, mesmo que ele morra é eternamente lembrado, pois ao fazer a passagem, ele passa a ser Patrono de sua cadeira e literalmente foi assim os Patronos das cadeiras da ABL.

A AMCL é uma Academia que não tem donos e sim confrades/confreiras e que todos tem o mesmo peso seja de que área artística for, pois é dever do artista trabalhar em prol do bem comum e divulgar as artes em todas as suas formas.


Djalma Pinheiro - Fundador

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora